Icó e 15 municípios do CE receberão programas federais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

16 municípios cearenses serão beneficiados, ao longo de 2017, com a implantação do Projeto Juventude do Futuro da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas [SPD]. 

A iniciativa envolve a execução dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas [Senad]. 

Icó está entre as cidades beneficiadas, além de Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Quixelô e Sobral. 

Uma oficina de sensibilização e apresentação do Projeto Juventude do Futuro foi realizada na tarde da segunda-feira [08], na sede da SPD, com a participação de representantes das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social de todos os municípios a serem beneficiados. 

Na ocasião, também foram abordados paradigmas da prevenção às drogas e apresentados os atores implementadores das ações, além de relacionadas as contrapartidas dos municípios. Inicialmente, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, fez um breve relato sobre todos os programas e projetos desenvolvidos pela SPD, ressaltando a parceria com a Senad. 

Posteriormente, foram apresentados os novos secretários Adjunto e Executivo da pasta, Cláudio Saraiva e Tamara Holanda, respectivamente. A programação teve continuidade com a apresentação geral dos programas de prevenção e o esclarecimento de dúvidas dos participantes do encontro. 

A coordenadora do Projeto Juventude do Futuro, Natália Alexandre, esclareceu que os programas deverão ser desenvolvidos em 64 escolas de Ensino Fundamental I e II da rede pública, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e envolvendo 560 profissionais. O número de famílias a serem contempladas ainda está sendo avaliado. 

A reunião de pactuação entre a SPD, Senad e as prefeituras municipais para a efetivação dos programas de prevenção está prevista para a próxima segunda-feira [15], às 13h30, no auditório da SPD. Na ocasião, ocorrerá a assinatura do termo de cooperação. O evento deverá contar com a presença dos prefeitos de todos os municípios beneficiados. 

PROGRAMAS - O 'Jogos Elos' é um programa voltado para crianças de 6 a 9 anos matriculadas no 1° e 2º anos do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais. Em 2016, foram favorecidos 3.255 estudantes cearenses. 

O '#Tamojunto' é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no Ensino Fundamental II na rede pública municipal. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. No ano passado, 1.874 estudantes do Estado foram contemplados. 

O 'Famílias Fortes'' é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 13 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em 2016, foram realizados 6.132 atendimentos. 

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas [SPD]

Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :