Universidade Federal do Ceará - Resultado sai dia 13 de janeiro.


Segunda fase do vestibular termina hoje. Ontem, dois candidatos foram eliminados por portarem celulares. 

A segunda etapa de um dos vestibulares mais concorridos do Estado, o da Universidade Federal do Ceará (UFC), teve início ontem com a prova de Conhecimentos Específicos. Hoje, será realizada a prova de Redação. Nessa fase, nas cidades de Fortaleza, Quixadá, Juazeiro do Norte, Barbalha e Sobral, mais de 12 mil candidatos concorrem a 4.484 vagas oferecidas pela instituição. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 13 de janeiro do próximo ano. 

De acordo com a presidente da Coordenadoria de Concursos (CCV) da UFC, Maria de Jesus Correia, apesar da ampla divulgação da proibição de levar telefones celulares para o local da prova, dois candidatos ainda foram eliminados por desobedecer à regra. Na primeira fase, a transgressão eliminou 68 vestibulandos. 

Segundo Maria de Jesus Correia, os celulares foram proibidos desde o ano passado, por serem instrumentos muito utilizados para fraudar os exames, já que com os aparelhos, os gabaritos podem ser fotografados e enviados facilmente por e-mail, através do próprio telefone. ‘‘O celular é um objeto que oferece risco altíssimo para quem faz concurso público. Essa proibição foi uma medida de segurança’’, explicou. 

Porém, desde 2004, a CCV tem implantado várias medidas restritivas ao uso de celulares, como forma de sinalizar a proibição definitiva. Além disso, conforme Maria de Jesus Correia, o candidato é avisado sobre a medida em dois momentos: no ato da inscrição para o vestibular e ao verificar o local onde fará a prova, através do site da entidade. 

A presidente da Coordenadoria de Concursos garantiu que o resultado será divulgado pelo site da CCV, afastando a possibilidade de vazamento de informações quanto à lista de aprovados. ‘‘O nosso banco de dados é blindado e, dessa vez, realizaremos os testes de lançamento da lista em uma rede paralela, onde é impossível a entrada de hackers’’, afirmou. 

Na primeira fase do vestibular da UFC, um hacker copiou a lista de aprovados nos cursos de Engenharia Civil e Ciências Econômicas e divulgou-a em um site de relacionamentos, durante um teste realizado pela CCV, antes da divulgação oficial do resultado. 

Nessa etapa do processo de seleção, 29 candidatos solicitaram atendimento diferenciado na aplicação da prova, o que é permitido segundo o edital. Entre eles, um vestibulando com dislexia, distúrbio do aprendizado que prejudica a capacidade de leitura do indivíduo. Essa é a primeira vez que a Universidade Federal recebe um candidato com a doença. 

Para atendê-lo de forma adequada, a CCV corrigirá a prova com a orientação prévia de um fonoaudiólogo, que identificará o grau do distúrbio e um psicólogo, além dos três corretores usuais.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste em sua parte Cidade (15/12/2008).
Publique no Google Plus

Publicado por Alanna Moreira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :